O prefeito de Bom Jesus da Lapa (PSD), Eures Ribeiro, foi eleito para a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB) na tarde desta quarta-feira, 25, com 206 votos válidos. O seu adversário, Luciano Pinheiro (PDT), prefeito do município de Euclides da Cunha, obteve 139 votos. Ao todo foram 349 votos válidos e 41 prefeitos associados não compareceram para a votação.
Durante praticamente toda a campanha ficou claro que Eures, do PSD, partido comandando aqui na Bahia pelo senador Otto Alencar, representava na disputa as forças governistas, aliados ao governador Rui Costa (PT), já que Luciano Pinheiro teve o apoio público do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). O próprio Rui chegou a dizer que torcia pela vitória de Eures.
A imprensa oficial do Estado, através de seus sustentáculos midiáticos, argumenta que o governador Rui Costa (PT), foi o grande protagonista da vitória do prefeito de Bom Jesus da Lapa para a presidência da UPB. Este é um despautério que requer correções.
Embora não se deva desconhecer a importância do governador e seus subalternos no êxito da campanha de Eures, o fato é que o próprio prefeito se notabiliza como o mais bem sucedido gestor entre os 417 alcaides da Bahia. A importância de Rui Costa no processo eleitoral da UPB, não foi maior que as intervenções do senador Otto Alencar (PSD).
E ambos juntos não devem ter contribuído mais que Quitéria e seus compadrios de diretoria. Todavia, sem demérito a Rui, Otto e sua elegante e bela antecessora, o próprio perfil e curriculum de Eures Ribeiro, lideraram suas causas de conquistas dos 206 votos válidos.