Delegada define combate ao tráfico de drogas como prioridade na 23ª Coorpin

Featured Opinião do Blog
Delegada Valéria Fonseca será transferida para a 8ª Coorpin, em Teixeira de Freitas – Foto: Urbino Brito

Após quase três anos no cargo, a delegada Valéria Fonseca Chaves, primeira mulher a dirigir a 23 ª Coorpin (Coordenadoria de Polícia de Interior) foi designada para a 8ª Coorpin, com sede em Teixeira de Freitas. Trata-se de uma estrutura ainda maior, com 13 municípios integrantes e abrangendo uma Delegacia Territorial, uma Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes e a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher.

Em sua entrevista ao blog, a delegada Valéria definiu o combate ao tráfico de drogas como prioridade na região. “Eu não acredito que o crime organizado está ganhando para o estado, no entanto, acho um absurdo o controle que eles hoje têm de dentro dos presídios. O contato do preso é com o advogado e seus familiares, mas aqui no Brasil eles determinam mortes e negociam compra e venda de drogas e armas pesadas”. Resumiu.

AVALIAÇÃO

A delegada avaliou como ‘positivo’ o período em que esteve à frente da 23ª Coorpin. “Esta regional abrange diversas cidades de porte internacional, como Porto Seguro, e enfrentamos escassez de servidores, equipamentos e de viaturas. Mesmo assim, entendo que a nossa equipe fez um bom trabalho, com a ajuda dos serventuários, dos escrivães, dos delegados e dos investigadores”.  Reconheceu.

“Fizemos importantes prisões, especialmente em Porto Seguro onde desarticulamos o tráfico de drogas com a prisão de vários líderes das duas principais facções criminosas que atuam na região: MPA (Mercado do Povo Atitude) e CP (Campinho). Fizemos grandes apreensões de drogas, como no dia 24 de dezembro, em Eunápolis, quando apreendemos quase 150 quilos de maconha”. Lembrou.

OTIMISTA

Apesar do crescimento da violência em todo o Brasil, a delegada enfrenta a missão com otimismo. “Se recebi tal incumbência da administração superior da polícia civil da Bahia, que reconheceu meu trabalho e me deu essa nova oportunidade eu tenho mais é que abraçar, honrar a missão que me foi confiada pela direção do Depin e pelo delegado geral de polícia.” Disse ela.

Valéria Fonseca: “eu sou polícia porque eu gosto” – Foto: Urbino Brito

Ao comentar o período em que esteve à frente da 23ª Coorpin, a delegada Valéria, que assumiu o cargo em 25 de março de 2014, agradeceu a todos os servidores que trabalharam com ela, “que desempenharam o trabalho com excelência, bem como a toda a sociedade de Eunápolis que nos abraçou, não só a mim, mas a toda minha família”. Frisou.

“SOU POLÍCIA PORQUE EU GOSTO”

“Nós, da polícia civil vamos continuar fazendo o nosso trabalho e eu, Valéria, vou desempenhar minha missão com o mesmo afinco, fazendo o melhor que eu puder. Eu sou polícia porque eu gosto; eu estou delegada da polícia porque eu quero, está no meu sangue e não faço isso almejando os cargos; amanhã posso ser plantonista ou mesmo titular em uma pequena cidade.” Disse ela.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *