O prefeito eleito de Eunápolis, Robério Oliveira [PSD], terminou a montagem do seu governo que começa a partir de 2017, mas ainda faz segredo dos nomes e se limita a dizer que vai anunciar a equipe toda ao mesmo tempo.
Enquanto permanece o mistério as pessoas fazem suas apostas nos nomes de três mulheres cotadas para ocupar a secretaria de Assistência Social. Ciça Guerrieri, Margot Kunzendorff e Maria Páscoa Sepulvida, nome emblemático, por ter sido a primeira a ocupar o cargo, por ocasião da emancipação da cidade.
Enquanto as especulações crescem, só posso garantir que não será nenhuma das duas primeiras. Até porque, pelo que me dizem fontes oficiosas, Margot deve assumir a secretaria de Administração.
Outro nome dado como certo é o do vice-prefeito, Flávio Baioco, na Secretaria de Governo. Até porque, o Gabinete do Vice-Prefeito, com pompas e circunstâncias e com pessoal nomeado, como conhecemos nestes quatro anos, vai ser extinto como medida de contenção de despesas.
Para compor a Secretaria de Governo aparecem os nomes de Jairo Júnior, como chefe de gabinete, Vonca Gonçalves em relações institucionais. Já a assessoria de comunicação ficaria a cargo de Carlos Renato, o Renatinho de Oxarope, que foi candidato a vereador nas eleições municipais deste ano.
Dois outros nomes consagrados é o do empresário Lourenço Oliveira [irmão do prefeito] que vai para a Agricultura e Meio Ambiente e o de Alex Hermógenes, que deve assumir a pasta de Finanças. Alex retorna de Porto Seguro, onde a cadeira até então ocupada por ele será entregue ao vice-prefeito, Humberto Nascimento [o Beto do Axe Moi].
Saúde, Educação e Infraestrutura foram as primeiras a ter seus ocupantes sacramentados. Consta que Robério Oliveira deve nomear a atual secretária de Saúde de Itacaré, Stela dos Santos Souza [a pedido do governador Rui Costa], além da amiga e ex-secretária Maureen Lacerda para a Educação e José Carlos Cruz para a Infraestrutura.
Há ainda especulações acerca dos nomes de Lourival Jácome, Toninho Despachante, Pedrinho Bonomo, Willy Hafner e Alick Maia e outros. Mas isso é motivo para nova postagem.
Por Rose Marie Galvão