Está quase tudo pronto para a cerimônia de posse dos novos vereadores, prefeito e vice-prefeito de Eunápolis. Cumprindo o regimento interno, Querubino José de Souza, eleito pelo PTB, na condição de vereador mais velho, entre os eleitos, assume a presidência temporária da Mesa Diretora da Casa e, em seguida, dá posse aos novos 16 membros do Poder Legislativo local.
A eleição da Mesa da Câmara é o ato seguinte. Após o juramento individual ou coletivo, onde os vereadores assumem o compromisso de cumprir a constituição brasileira e a Lei Orgânica do Município, são escolhidos os novos cargos: presidente e dois vice-presidentes, 1º e 2º secretários. É dada como certa a vitória de Paulo Brazil [PRB].Vavá da Farmácia [PSD], pode virar o primeiro secretário, A cerimônia está prevista para começar às 10 horas de domingo [1º de janeiro de 2017], no plenário da Câmara Municipal, no Bairro Dinah Borges. Logo depois, cumprindo o que determina a lei, o novo presidente empossa o prefeito e o vice-prefeito, respectivamente, Robério Oliveira [PSD] e Flávio Baioco[PTN].
Na mesma cerimônia o atual prefeito, Neto Guerrieri, transmite o cargo para o novo gestor que assume a Prefeitura de Eunápolis para o mandato de quatro anos [2017-2020].
Espera-se que os discursos sejam breves. Isso porque, à tarde, vários políticos do mesmo grupo esperam seguir para Porto Seguro e depois Santa Cruz Cabrália, onde acontece, nessa ordem, as cerimônias de posse de Cláudia Oliveira [prefeita reeleita] e o irmão dela, Agnelo Júnior, em Santa Cruz Cabrália.
Depois eu trago mais detalhes sobre a formação da Mesa Diretora da Câmara de Eunápolis.
E segue a procissão…
Por Rose Marie Galvão – Foto: Jota Gois