Após acolher parecer técnico favorável do Ministério Público, o juiz eleitoral Roberto Costa de Freitas Júnior, da 203ª Zona, aprovou a prestação de contas de gastos de campanha do prefeito eleito, Robério Oliveira [PSD], de acordo com o artigo 68, Inciso I da Resolução do TSE número 23.463/2015.
Por outro lado, juízes da 188ª e da 203ª Zonas Eleitorais [que compreendem os municípios de Eunápolis, Itapebi e Itagimirim] marcaram para o dia 12 de dezembro o ato de diplomação dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos no pleito municipal de 2 de outubro que assumirão os respectivos cargos em 1º de janeiro de 2017.
A cerimônia conjunta, aberta ao público, está prevista para acontecer no salão de reuniões da Câmara de Vereadores de Eunápolis, às 14 horas da próxima segunda-feira. A diplomação será presidida pelos juízes Roberto Freitas e Henrique Laraia.
De Eunápolis serão diplomados o prefeito eleito Robério Oliveira e o vice-prefeito, Flávio Baioco, além dos vereadores eleitos: Ramos Filho, Jota Batista, Gildair da Telha Sul, Paulo Brasil, Vavá da Farmácia, Aderbal de Carmem, Ubaldo Suzart, Dudu Oliveira, Jorge Maécio, Zé Miranda, Jurandi Leite, Daniel Queiroz, Carlos da Auto-Escola, Querubino, Xinha, Luizinho da Policlínica e Arthur Dapé. Além dos suplentes: Zé Carlos dos Taxistas e Tó do Cavaco.
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.