Aconteceu nesta quarta-feira (01/09), no auditório da Câmara Municipal de Eunápolis, mais uma edição do Projeto Papo Jovem e dessa vez a abordagem pegou carona no “Setembro Amarelo”, dedicado à prevenção e conscientização contra o suicídio. O evento contou com palestras das psicólogas Mila Alves e Marília Martins; da psicopedagogo Mônica Ribeiro e da jornalista e historiadora Rose Marie Galvão.
Embora não tenhamos números de Eunápolis e Bahia, cerca de 12 mil suicídios são registrados todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade e na maioria absoluta dos casos, há relação com transtornos mentais. Entre as principais doenças relacionadas está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.
Segundo a psicóloga Mila Alves “estes fatos alertam sobre a importância de falar sobre o assunto. Ainda há muito tabu acerca do tema, mas o colocar em pauta na sociedade é fator importante para evitar a perda de outras vidas”.
Esse cenário resultou no debate do Papo Jovem do primeiro dia doa mês dedicado, em todo o país ao combate e prevenção ao suicídio, para a sociedade ter conscientização sobre o tema, falando sobre como identificar sinais da ideação suicida, como ajudar ou buscar ajuda.
Papo Jovem é um projeto promovido pela Secretaria de Esportes Juventude, Cultura e Lazer, da Prefeitura de Eunápolis, com apoio da Câmara de Vereadores e acontece toda última quarta-feira de cada mês, com temas abordando questões relacionadas à realidade da juventude eunapolitana.
Esta edição contou com a participação dos vereadores Tiago Mota (Republicanos) e Arthur Dapé (DEM) representando o Legislativo local, artistas, presidente de Clubes de Serviço, deportistas, além do secretário de Esportes e Juventude, Leandro Lima, e o Superintendente de Esportes, Val Cabral.