Nomes de Dandara dos Palmares e Luiza Mahin vão para Livro dos Heróis da Pátria

Featured Notícias
Senador Humberto Costa considera que proposta faz justiça a duas heroínas negras que atuaram na libertação dos escravos no Brasil –  Foto: Agência Senado

POR WALDEMIR BARRETO – AGÊNCIA SENADO – O Senado aprovou nesta quarta-feira (27/03) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 55/2017 que inscreve no Livro dos Heróis da Pátria os nomes de Dandara dos Palmares e Luiza Mahin. A matéria será encaminhada à sanção presidencial.

Na avaliação do senador Humberto Costa (PT-PE), a aprovação do projeto, de autoria da ex-deputada e atual secretária nacional de Política para Mulheres, Tia Eron, faz justiça a duas heroínas negras que atuaram na libertação dos escravos no Brasil. O Livro dos Heróis da Pátria encontra-se depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.

Dandara dos Palmares – Imagem: Geledes

Companheira de Zumbi dos Palmares, Dandara comandou um quilombo na luta contra a escravidão. Quando foi presa, a guerreira cometeu suicídio ao se jogar de uma pedreira ao abismo para não retornar à condição de escrava. Já Luísa Mahin nasceu na região da Costa Mina, na África, mas foi radicada no Brasil. A mãe do advogado abolicionista Luís Gama coordenou a articulação dos levantes de negros escravizados, liderando os escravos malês na Bahia, tendo participação decisiva na Sabinada, revolta de caráter separatista ocorrida na província da Bahia à época do Brasil Imperial.

Luísa Mahin – Imagem: Geledes

A aprovação do projeto (PL 3088/2015, na Câmara) também foi saudada pelos senadores Jacques Wagner (PT-BA) e Paulo Paim (PT-RS). A proposta tramitava em conjunto com o PLC 119/2018, com teor semelhante.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *